ILP e o futuro do campo: mais grãos e carne no mesmo hectare

A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é um sistema que combina, de forma planejada, o cultivo agrícola com a criação de animais na mesma área, em rotação ou sucessão. Dentro dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (Sipa), a ILP se destaca, representando cerca de 83% de todas as áreas integradas no Brasil.


Avanço nos números

Esse modelo de produção alcança em torno de 18 milhões de hectares no país, segundo a Rede ILPF. No Rio Grande do Sul, a área é de 2,2 milhões de ha, com um crescimento de quase 60% nos últimos 10 anos. Esse aumento reflete a busca por sistemas mais eficientes, que promovam produção agrícola e pecuária no mesmo campo. Os estados com maiores áreas de ILP são: Mato Grosso do Sul (~3,16 milhões de ha), Mato Grosso (~2,28 milhões de ha), e Rio Grande do Sul (~2,21 milhões de ha). Áreas antes utilizadas apenas com lavouras de inverno e verão vem sendo manejadas com bovinos, aumentando a produtividade por hectare.


Benefícios econômicos

O modelo permite ao produtor colher grãos e carne na mesma área, otimizando o uso da terra. Estudos mostram aumento de rentabilidade e maior estabilidade de renda, especialmente em anos de oscilação de preços de grãos ou carne. Além disso, a ILP reduz custos de manejo e permite melhor utilização de insumos e maquinários. 


Benefícios ambientais

A integração contribui para redução da erosão, recuperação do solo e maior sequestro de carbono. Entre 2010 e 2015, o acréscimo de aproximadamente 6 milhões de hectares em áreas com ILPF foi responsável pelo sequestro de cerca de 21,8 milhões de toneladas de CO₂, segundo dados de pesquisas ambientais. São números que atendem às demandas de mercado por alimentos com menor impacto ambiental. 


Intensificaçãosustentável
O sistema possibilita maior produção sem necessidade de abertura de novas áreas, alinhando-se às demandas globais, de aumento na produção de alimentos (devido ao crescimento populacional) sem aumento de área e com redução nas emissões de gases. Essa estratégia é vista como caminho central para conciliar produtividade com preservação ambiental.


Desafios e metas para o futuro  

Apesar do crescimento, a ILP enfrenta desafios, como necessidade de assistência técnica especializada, acesso a crédito e difusão tecnológica. A Rede ILPF projeta que a área de produção integrada alcance 35 milhões de hectares até 2030 no país, consolidando o sistema como um dos pilares do agro sustentável e econômico no Brasil.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Cruz Alta recebe a 18ª edição da Feira do Trigo Anterior

Cruz Alta recebe a 18ª edição da Feira do Trigo

Ovos: Brasil entre os maiores consumidores do mundo Próximo

Ovos: Brasil entre os maiores consumidores do mundo